Quinta-feira, 6 de Julho de 2006
(mais um post da série iniciada
aqui)
Metodologia pedagógicaProvavelmente nem todos as metodologias pedagógicas utilizadas em ambientes de e-Learning implicam um grande cuidado na avaliação da participação on-line. Existem mesmo algumas estratégias que poderão evitar essa necessidade, embora pedagogicamente talvez não sejam as mais adequadas a este cenário e não explorem algumas das potencialidades que as novas tecnologias da informação e comunicação proporcionam (ver, por exemplo,
trabalhos de Rena M. Palloff, Keith Pratt ou
Gilly Salmon).
As duas disciplinas que lecciono têm por base estratégias pedagógicas onde a participação e comunicação por parte de todos os intervenientes é essencial para o cumprimento dos objectivos inicialmente estabelecidos. Em cada uma das disciplinas os alunos são confrontados com trabalhos de grupo baseados na resolução de problemas "reais". Para a correcta resolução desses problemas o aluno terá que comunicar com a restante comunidade a vários níveis (professor-aluno, professor-grupo, aluno-aluno dentro do grupo de trabalho, aluno-aluno em espaços públicos e entre grupo).
Com estas estratégias pedagógicas pretende-se que, com o decorrer do tempo, a comunicação e partilha de conhecimentos contribua para a criação de uma verdadeira
comunidade de prática (ou comunidade de aprendizagem distribuída como é comum designar em e-Learning).
Neste cenário, a partilha de informação e discussão de conceitos são uma prática essencial, e por isso, o desempenho que os alunos demonstram nos espaços de discussão (fóruns) deve ser alvo de uma análise cuidada e ter um impacto quantitativo na classificação final da disciplina. A avaliação quantitativa poderá ela própria ser também um contributo para estimular a participação dos alunos já que estes sabem que o seu esforço de participação em actividades colaborativas é devidamente compensado na avaliação final.
Na próxima parte falarei das componentes de avaliação existentes nas duas disciplinas.