Quarta-feira, 12 de Julho de 2006
(após uma ausência demasiado longo volto a publicar uma parte da séria iniciada com este
post)
Componentes de avaliaçãoA avaliação final das disciplinas divide-se em duas componentes principais:
- componente teórica com um peso final de 30% - avaliada por prova escrita individual;
- componente prática com um peso final de 70%.
Para esta reflexão importa essencialmente abordar o modo como é avaliada a componente prática já que a componente teórica se baseia na avaliação única de uma prova escrita individual.
Embora existam algumas diferenças entre as duas disciplinas em análise, a avaliação da componente prática é genericamente realizada através de um conjunto de parâmetros de avaliação comuns, nomeadamente:
- o relatório final de grupo - responsável por uma percentagem muito significativa da avaliação final (>=50%) e realizado em grupo. Deve reflectir todo o processo de análise, investigação, solução final para o problema proposto e reflexão sobre os resultados obtidos.
- a apresentação e discussão pública do trabalho - normalmente corresponde a 15% da componente prática.
- a avaliação entre-pares - após a apresentação do trabalho realizado os alunos devem realizar um exercício de reflexão individual com vista à avaliação do contributo de cada elemento do grupo para o trabalho final desenvolvido. Embora este seja um parâmetro que inicialmente "choca" com os costumes instituídos na nossa cultura e no nosso sistema educativo, os resultados obtidos têm sido muito interessantes. Na maioria dos casos tem-se verificado que os alunos têm a maturidade necessária para abordarem este tópico de avaliação de um modo saudável (e não excessivamente competitivo) e têm revelado capacidade para realizar uma avaliação que realmente reflecte os contributos individuais. De modo a permitir ao docente gerir adequadamente a avaliação final, os alunos realizam uma avaliação qualitativa dos contributos. Posteriormente esta informação é traduzida pelo docente numa avaliação quantitativa que deve reflectir o sentido geral das avaliações efectuadas por todos os alunos (nota: talvez este processo de avaliação seja suficientemente importante para ser analisado num outro post). Esta componente não tem um peso específico porque a sua apreciação reflecte-se directamente na classificação obtida no primeiro parâmetro aqui abordado.
- a participação on-line - este é o parâmetro em análise nesta série de posts sendo que esta parte da avaliação tem um peso de 15% da componente prática.
- a participação nos blogues - a edição do Mestrado em Cabo Verde no ano lectivo de 2005-2006 foi a primeira onde foram introduzidos os blogues como ferramenta de comunicação. Teve um peso de 10% e será analisada em detalhe num outro post desta série.
No próximo post serão abordadas as dificuldades encontradas na avaliação da participação on-line e que foram o ponto de partida para o desenvolvimento da metodologia aqui apresentada.