Quinta-feira, 7 de Setembro de 2006
(finalmente voltei a este assunto começado
aqui. É interessante voltar numa altura em que já tenho novas ideias e novos projectos relacionados com esta questão da avaliação da participação on-line. Mas isso fica para mais tarde...)
Avaliação qualitativa das participaçõesPara avaliar as participações dos alunos era fundamental definir à partida uma escala que fosse adequada aos objectivos pretendidos. Após uma pesquisa exaustiva consegui encontrar um trabalho desenvolvido por Rob Phillips, intitulado
Facilitating online discussions for interactive multimedia project management, que apresentava uma escala de avaliação que viria a ser adoptada para este processo de avaliação e cuja tradução para português se apresenta de seguida.
Escala para avaliação da qualidade das participações:A - Excelente contributo, demonstra compreensão profunda, leva o debate para novas áreas
B - Bom contributo, demonstra compreensão, faz progredir o debate
C - Tentativa de envolvimento na discussão, demonstra pouca compreensão dos assuntos, não faz progredir o debate
D - Demonstra acompanhamento das discussões
E - Irrelevante, inútil
Um dos motivos que levou à adopção desta escala foi o facto de ela estar dividida
apenas em 5 níveis (de A a E) de qualidade das participações, o que permite tornar o processo de avaliação de uma mensagem numa tarefa rápida e simples de realizar. Uma escala demasiado complexa, por exemplo com muitos níveis ou com mais parâmetros de avaliação, facilmente tornaria o próprio processo de avaliação demasiado complexo e demorado para aplicar neste contexto.
É importante referir que, no meu caso, sabia à partida que este processo de avaliação, durante a leccionação de uma disciplina, teria que ser aplicado a várias centenas de participações. Sabendo também pelas experiências anteriores, que o próprio processo de moderação e incentivo da participação dos alunos é já de si uma tarefa muito exigente para o e-professor/e-moderador, existia a noção clara que um aspecto crítico para o sucesso desta proposta passava por conseguir encontrar um método de avaliação das mensagens que representasse uma sobrecarga de trabalho mínima.
O outro aspecto fundamental que levou à adopção desta escala foi ter considerado que a divisão apresentada entre os diferentes níveis permite avaliar as mensagens não apenas pelo seu conteúdo científico mas também pela sua contribuição para a construção da comunidade de aprendizagem. Pessoalmente discordo daqueles que apenas consideram importantes para avaliação as participações com conteúdos cientificamente relevantes para os objectivos da disciplina. Na minha perspectiva, se a metodologia pedagógica da disciplina tem por objectivo a construção de uma comunidade de aprendizagem, então as mensagens que desempenham um papel positivo na construção de relações entre os participantes são importantes e por isso devem ser valorizadas na avaliação final do aluno. Obviamente que não defendo que, em situações normais, essas participações possam ser avaliadas como mensagens de nível muito elevado.
No próximo post falarei do método utilizado para o registo da avaliação das participações.