a versão 2 do naPraia... o original começou em http://napraia.blogs.ca.ua.pt
pesquisar neste blog
posts recentes

E com este são 10.000 posts :)

SAPO Campus: uma experiência em desenvolvimento (resumo)

Quem é que na UA conhece o Sapo Campus UA?

"Where we go from here?"

Sapo Campus Escolas: Apresentação de conceito

Videojogos em LabMM 3/NTC/UA

Avaliação: 150 itens por aluno?

E se publicar um post significar alguma coisa para alguém?

Aveiro By Water video

Facebook: like + dislike = ?

arquivos

Fevereiro 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2006
e-Learning 2.0
Future VLE
(imagem de Scott Wilson)

O termo e-Learning 2.0 apareceu pela primeira vez em Outubro de 2005 num artigo escrito pelo Stephen Downes na elearn magazine. Neste artigo é apresentada uma reflexão muito interessante sobre os desenvolvimentos recentes ao nível da educação e da tecnologia. Combinando os desenvolvimentos nestas duas áreas, o autor apresenta o novo conceito de e-Learning 2.0 (recomendo vivamente a leitura deste artigo a todos os interessados por esta temática das novas tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos). Após a leitura do artigo podem ver e ouvir aqui uma das muitas apresentações realizadas pelo Stephen Downes sobre esta temática.

A designação "e-Learning 2.0", tal como aconteceu com a designação "Web 2.0", desde o início que foi alvo de muitas críticas e na realidade não tem sido adoptada pela comunicade científica. Lembro-me de ler num blog (não me recordo do nome do autor) uma observação interessante sobre esta questão - "a designação e-learning 2.0 até é interessante... desde que se retire o e- e o 2.0" :). Do que me lembro, a argumentação era no sentido de que no fundo estamos apenas a falar de aprendizagem, porque a tecnologia a a distância (no sentido de localização espacial) são hoje em dia factores meramente secundários (já que faz parte da nossa cultura actual utilizar a tecnologia e comunicar a distância), não fazendo por isso sentido continuar a dar-lhes um relevo tão grande como esta designação sugere.

Este artigo surge integrado numa discussão mais vasta sobre o que deve ser um Personal Learning Environment (PLE). Este é um conceito recente e também motivo de um grande debate (ver por exemplo os links apresentados em What constitutes personal learning environments? do Sebastian Fiedler. Muito resumidamente, o conceito principal de um PLE passa pela utilização da tecnologia para construir um ambiente de aprendizagem centrado no indivíduo e que o acompanha ao longo da vida.

O conceito de um PLE é muito diferente do conceito de LMS (e ainda mais distante do conceito de LCMS!). A discussão gerada em volta deste conceito vai mesmo no sentido de tentar perceber o impacto dos PLE na organização actual dos nossos sistemas educativos (ver por exemplo, University 2.0 do D'Arcy Norman).

Embora nos links anteriores encontrem muita informação sobre PLEs, julgo que é importante lerem o artigo Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems do Scott Wilson (e outros). Neste artigo é apresentado com maior detalhe o diagrama que utilizei como ilustração deste post e que foi publicado pela primeira vez num post com o título Future VLE - The Visual Version.

Muito mais havia para dizer sobre esta temática, mas para um post de introdução parece-me ter já demasiada informação.

Boas leituras... e comentários ;)
tags: , , , ,

publicado por carlossantos às 17:03

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários