Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2007
[youtube]eRjVeRbhtRU&eurl[/youtube]
Tal como
Mark Federman menciona neste
post, os tempos de mudança obrigam a uma mudança de mentalidade e de alguns hábitos.
Não posso deixar de encontrar algumas semelhanças com o que hoje em dia está a acontecer com as
ferramentas de agregação e os
feeds de RSS da Web 2.0. :)
...e a semelhança é pura coincidência!
Tanto neste como em muitos outros campos, o motor da construção do conhecimento reside na perseverança, na curiosidade, no desejo de se manter informado e actualizado, acompanhando a natural evolução da civilização.
Embora certas tarefas se tornem mais simplificadas depois de apreendidas, no início há sempre alguma resistência, seja por insegurança, baixa auto-estima, pouco autodidactismo e fraca autonomia na procura da informação ou, simplesmente, por uma questão de prioridades pessoais...
É certo que aprendemos muito uns com os outros em formação contínua. Hoje, pelo peso de modelos tradicionais, o espírito criativo e da descoberta parecem-me toldados em muitos indivíduos!
Esta situação, infelizmente, verifica-se de forma muito acentuada junto da classe docente... É necessário uma urgente e profunda reciclagem nas metodologias e abordagens pedagógicas, caso contrário, o fosso que se cava ainda será maior a breve trecho, comprometendo as actuais e futuras gerações. As tecnologias vieram acelerar fortemente os paradigmas e as resistências ainda são imensas...
Acredito, porém, que aqueles que tomam a "dianteira" poderão encontrar estratégias para facilitar a tarefa aos que ainda encontram barreiras à adopção das TIC no seu quotidiano...
Continuemos a investigar e a inovar!
Comentar post