a versão 2 do naPraia... o original começou em http://napraia.blogs.ca.ua.pt
pesquisar neste blog
posts recentes

E com este são 10.000 posts :)

SAPO Campus: uma experiência em desenvolvimento (resumo)

Quem é que na UA conhece o Sapo Campus UA?

"Where we go from here?"

Sapo Campus Escolas: Apresentação de conceito

Videojogos em LabMM 3/NTC/UA

Avaliação: 150 itens por aluno?

E se publicar um post significar alguma coisa para alguém?

Aveiro By Water video

Facebook: like + dislike = ?

arquivos

Fevereiro 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009
"Pay Attention" mas com podcasts?
[youtube]_M_336pDWoM[/youtube]

Ontem o Miguel Ribeiro publicou um tweet que me levou ao vídeo publicado em cima. Confesso que ainda não consegui perceber tanto enfoque na utilização dos podcasts como ferramenta capaz de envolver os alunos nas actividades pedagógicas. Pelo que tenho visto, e não é muito porque o interesse no assunto tem sido pequeno, parece-me existir alguma falta de criatividade na forma como os podcasts estão a ser explorados.

Como provocação: faz sentido pensar que um aluno com o seguinte vídeo num iPod vai deixar de o ver/ouvir para ver/ouvir uma das minhas aulas de 45 minutos de Laboratório Multimédia? Eu tenho muitas dúvidas... :D

[youtube]AqwcgANAmng[/youtube]

Se alguém tiver por aí exemplos de sucesso (principalmente na primeira pessoa) na utilização de podcasts em actividades lectivas agradeço toda a ajuda para tentar ultrapassar esta minha limitação actual.
tags:

publicado por carlossantos às 12:31

3

De Bruno Abrantes a 8 de Janeiro de 2009 às 16:42
Realmente, não me estou a ver no comboio ou no autocarro a degustar alegremente uma aula no meu iPod... mas gostos não se discutem, certo? :P


De csantos a 13 de Janeiro de 2009 às 00:06
Mesmo que os gostos não se discutam, as opiniões penso que sim. É por isso que o blog pode ser interessante!

Neste caso o que pretendia com o post é que alguém partilhasse um bocadinho do seu conhecimento e que mostrasse casos bem sucedidos de aplicação de podcasts em educação... isto se eles realmente existirem :)


De Rogério Ramos a 23 de Janeiro de 2009 às 10:28
Olá Professor,

É curioso que foi precisamente consigo que comecei a descobrir as potencialidades do podcast. É claro que não foi de uma forma directa, mas sim, através do trabalho desenvolvido na disciplina de Tecnologias Educativas 2007/2008. Ironia do destino...

Mas vamos então lá ver, a questão que se coloca é: Podcast no processo ensino-aprendizagem? Claro que sim!

Existem vários casos de sucesso em diversas Universidades:

Duke University Audio content Fall 05
http://cit.duke.edu/about/ipod_faculty_projects_fall05.do#downstream

Georgia Colleage & State University iPod Initiatives
http://ipod.gcsu.edu/

University of California Berkeley webcasts
http://webcast.berkely.edu/

Em Portugal, precisamente aqui, na UA, estou a realizar uma investigação na área, tentando perceber o impacto que o podcast poderá ter no ensino de Educação Musical no 2º ciclo. É claro que ainda é cedo para apresentar alguns resultados, no entanto, prometo que irei partilha-los para toda a comunidade.

Para já é isto, até breve,

Rogério Ramos


Comentar post

mais sobre mim
tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post