a versão 2 do naPraia... o original começou em http://napraia.blogs.ca.ua.pt
pesquisar neste blog
posts recentes

E com este são 10.000 posts :)

SAPO Campus: uma experiência em desenvolvimento (resumo)

Quem é que na UA conhece o Sapo Campus UA?

"Where we go from here?"

Sapo Campus Escolas: Apresentação de conceito

Videojogos em LabMM 3/NTC/UA

Avaliação: 150 itens por aluno?

E se publicar um post significar alguma coisa para alguém?

Aveiro By Water video

Facebook: like + dislike = ?

arquivos

Fevereiro 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012
Avaliação: 150 itens por aluno?

Hoje terminei o lançamento da pauta final de LabMM 3 de NTC. O trabalho destes últimos dias tem sido impressionante e considero urgente reflectir sobre o processo de avaliação que temos adoptado para estas disciplinas.

Como exercício informal, resolvi contar o número de itens pelo qual cada aluno foi avaliado. Foi uma contagem cega, sem ponderar a importância relativa de cada parâmetro. O único critério é tratar-se de um item ao qual foi atribuído uma avaliação. Esses itens vão desde uma resposta a uma questão de escolha múltipla até uma avaliação global da participação do aluno nas aulas práticas.

Aqui ficam os números obtidos para cada parâmetro que consta no guião da disciplina:

A soma dá 150 itens, sendo que, em média, cada item pode contribuir com uns "míseros" 0,1333 valores para a nota do aluno.

Contando que são mais de 100 alunos e cerca de 80 frequentaram a disciplina até ao final... é fazer as contas ao total de itens avaliados!

Algumas questões com que me debato actualmente e para o qual agradeço todos os contributos:

Não tenho respostas mas, para a disciplina que vai começar no próximo semestre, estou decidido a cortar significativamente no número de itens.


tags: , , , ,

publicado por carlossantos às 16:13

1

De ricardoantunes a 26 de Janeiro de 2012 às 11:16
Eu também já me debati com estas questões. É certo que há uma certa rede de segurança numa avaliação micro: assisti, com espanto, diga-se, à criação, ainda no ano passado, numa Escola Secundária, de uma tabela em Excel avançado, precisamente para incluir as centenas de itens e ponderações da avaliação de alunos do 7.º ao 12.º anos, e o objetivo era criar essa rede de segurança.

Por outro lado, sinto a necessidade de trabalhar a um nível macro, para perceber a floresta e não ficar pelo detalhe da árvore...

Uma possível solução pode passar por criar formas de avaliação que sejam repartidas or alunos e professor. Trazer para a avaliação global a autoavaliação e a avaliação por pares, pode ajudar a diminuir o peso do professor no processo. Tive essa experiência no PDME e a experiência parece ter resultado. Claro que há algum risco, mas a verdade é que é necessário alargar as participações para repartir esse esforço.

Depois, outra das soluções terá necessariamente de passar por usar uma avaliação de projetos (aí, estamos a avaliar a nível macro, mas consegue-se descer a níveis mais finos e avaliar o processo de desenvolvimento).

O difícil mesmo é definir um set de descritores de desempenho que sejam claros e obrigatórios para um projeto mais elaborado.

Não sei se ajudei... ou se compliquei...


Comentar post

mais sobre mim
tags

todas as tags

links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post