Sexta-feira, 4 de Março de 2011
Recentemente lancei o questionário inicial para o meu doutoramento. Resumidamente, o principal objectivo deste questionário é conseguir obter um ponto de situação sobre o estado actual das "práticas de utilização da Internet pela comunidade académica da Universidade de Aveiro".
Após o lançamento oficial do Sapo Campus pretendo tentar perceber se a adopção de uma plataforma com estas características vai ter algum impacto ao nível dessas práticas de utilização. Este impacto deverá ser analisado em 3 dimensões: pessoal, aprendizagem e institucional.
Neste momento já terminaram o questionário mais de 200 pessoas. Alguns dados preliminares que me chamaram a atenção:
- uma parte muito significativa da comunidade não tem práticas de consumo de informação através de feeds;
- questões relacionadas com ferramentas de agregação (leitores de feeds, etc...) são de complexa interpretação e geram alguma confusão;
- a comunicação institucional é indispensável para dar a conhecer estas novas tecnologias;
- o Sapo Campus não é conhecido por uma percentagem significativa dos membros da comunidade;
- várias pessoas questionam o motivo de não haver mais divulgação do Sapo Campus;
- vários pedidos no sentido da instituição fornecer formação sobre a sua utilização.
Na prática, todas estas respostas eram esperadas. Algumas das observações anteriores serviram inclusivamente de motivo para o desenvolvimento do Sapo Campus.
Nesta fase questiono-me sobre o interesse deste trabalho de investigação. Será investigação ter um questionário que apenas vem confirmar aquilo que são as nossas ideias sobre determinada área e que temos vindo a apresentar ao longo dos últimos 2 anos?
Eu sei que o processo é esse... mas parece-me que estou a perder tempo que podia aproveitar para novas ideias e novos projectos!
Que tal repensar a metodologia de investigação? :-)
Num pequeno inquérito que fiz há algum tempo numa das minhas UCs tinha obtido dados semelhantes relacionados com a utilização de feeds.
A "coisa" modificou-se quando passei a usar uma metodologia de lançamento e realização de trabalhos práticos e dinamização de temas em que o manter-se permanentemente a par das novidades era (é) essencial. Foi o mote para lhes apresentar os feeds e as ferramentas para os gerir (por ex. integração de feeds e Google Alerts no Google Reader).
Obrigado Lino!
Fiz algo desse tipo numa das últimas edições (penúltima?) da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação do Mestrado em Multimédia em Educação.
Com o Sapo Campus pretendo demonstrar que a tecnologia disponibilizada pela instituição pode ter uma papel importante e influenciar comportamentos. Talvez seja um objectivo demasiado grande mas pretendo "prová-lo" com dados válidos para toda a instituição e sem uma influência directa das minhas acções enquanto docente.
Acho que não dá para chegar lá sem ter questionários com uma amostra representativa de toda a instituição.
talvez devas adoptar a seguinte ideia: "já não vou pensar no que posso fazer por esta investigação, mas o que ela pode fazer por mim" :p
é muito importante e desejável que haja dados a confirmar o que há muito sabes. porque a maioria das pessoas não o sabe, nem imagina!
assim! concluis o processo formal da "coisa" e ficas com mais tempo para fazeres o que gostas! p. ex. dedicas-te a todas as outras (investigações) em que estás envolvido ;)
Tens toda a razão no que afirmas na primeira frase.
Pragmatismo precisa-se por estes lados. Muito! :)
Comentar post