Terça-feira, 20 de Março de 2007
Finalmente terminei o processo de avaliação dos alunos no Mestrado/CFE em Multimédia em Educação (2006/2007)! Todo este atraso já me estava a incomodar seriamente... :(
Para terminar esta minha participação falta apenas lançar o desafio final que foi falado na última sessão presencial de AGA (se é que alguém ainda se recorda passado todo este tempo...).
O desafio é para que todos realizem uma avaliação das minhas disciplinas e do meu desempenho enquanto docente dessas disciplinas. Não quero de forma alguma que este seja um espaço para mencionar apenas o que correu bem. As vossas sugestões (algumas já apresentadas e devidamente apontadas) são essenciais para que em próximas edições todo o processo possa ser melhorado.
Podem enviar-me os vossos comentários da forma que entenderem (neste blog, nos vossos
blogs, nos fóruns do
BB, no e-mail da UA, no
gmail, na
Wiki, através de uma foto do
Flickr ou de uma estação de música no
Pandora,...)!
Já o coloquei num espaço privado mas é altura de o afirmar publicamente: obrigado por todo o vosso empenho ao longo das 10 semanas de trabalho conjunto. Assim dá um enorme prazer ser professor...
A conversa continua amanhã à noite no Second Life! :)
Caro professor:
Da minha parte posso abrir as hostilidades, dizendo que, enquanto disciplinas, ambas me assustaram de início (e confirmou-se quanto ao empenho e trabalho necessário), mas fruto da sua inestimável moderação e coordenação, em ambas obtive sucesso acima das minhas espectativas. Claro que reconheço que trabalhei para tal, mas de igual modo quero deixar claro que a metodologia usada pelo professor quer na abordagem dos conteúdos, quer no acompanhamento online das actividades, julgo-a irrepreensível.
O professor mostrou enorme competência e revela uma cultura educativa a todos os títulos notável.
Como diria o prof. Marcelo Rebelo de Sousa, eu dar-lhe-ia 18 valores relativamente à sua acção como docente nas duas disciplinas.
Muito obrigado pela parte que me toca e espero encontrá-lo algures pela vida.. ou no SL quando aquilo me convencer um pouco mais e o tempo me permitir...
Foi um prazer conhecê-lo e ser seu aluno!
Um abraço do Paulo Carvalho
Professor,
Em primeiro lugar, quero reafirmar o que foi anteriormente dito pelo Paulo, no que concerne ao primeiro impacto, perante as disciplinas. Estas requerem, sem dúvida, muito empenho e trabalho colaborativo e cooperativo entre grupos e turma. Mas todo o trabalho se torna gratificante e espantoso, principalmente, quando passados uns dias, sem darmos conta, já trabalhamos em diversas ferramentas e nos vemos integrados na web 2.0. :)
Em segundo lugar, não pode passar despercebido o acompanhamento de todo o processo, por parte do professor. Toda a moderação, metodologia, coordenação, colaboração, formação, et cetera foram excelentes e , como tal, irrepreensíveis.
Obrigado por partilhar o seu conhecimento connosco!
Filomena Amorim
Viva!
Depois do comentário do Paulo, pouco há a acrescentar, mas fica aqui o registo da minha opinião.
A apreciação que faço ao trabalho do Professor Carlos é francamente positiva e a esta distância, não me recordo de aspectos negativos que possa aqui referir :-)
Quanto à qualidade dos nossos resultados, para além de traduzir o sentido de responsabilidade da maioria das pessoas do grupo, sem dúvida que é fruto de muito trabalho, 10% de inspiração e 90% de transpiração.
Sou daqueles que defendo e defenderei prazos mais longos para determinadas tarefas, para que possibilite uma auto-descoberta com maior qualidade, mas faço por entender que tal não é possível... Talvez se deva repensar algumas questões que se prendem com este aspecto, já que o tempo não nasce nas árvores e ritmos de trabalho que nos fazem abdicar de muitas coisas não possibilitam alcançar bons resultados durante muito tempo...
A motivação do grupo e o acompanhamento do professor foram dois aspectos chave que nos acompanharam durante TCEd e AGA. A correcção, o feedback e esclarecimento de dúvidas foi permanente, mas reconheço que exige do professor trabalho reforçado. Se nas próximas edições der mais descanso aos alunos, também terá mais tempo “livre” :-)
Por último, o facto de sermos um bom grupo também se deve em grande parte à atitude pedagógica que o Professor Carlos sempre apresentou, mostrando-nos com clareza o melhor caminho e flexibilizando o que foi possível, transmitindo segurança e credibilidade.
Desejo-lhe a continuação de um bom trabalho, e tal como o Paulo referiu, espero encontrá-lo noutras ocasiões, mas no SL só será quando eu tiver uma placa gráfica decente :-(
Cumprimentos,
Hugo
Subscrevo aquilo que já foi referido, e bem, pelos meus colegas.
Deixo ainda um pequeno contributo. O sucesso educativo deveu-se também ao esforço que o docente teve em criar e gerir a dinâmica dos trabalhos realizados e, talvez ainda maior, ao esforço de acompanhamento contínuo dos seus alunos. A empatia criada, a par da disponibilidade, também foi determinante para o sucesso de todos os intervenientes.
No fundo, penso que desempenhou exemplarmente o papel de e-moderator!
Até!
Não poderia deixar e aderir a este desafio final. Para lém de tudo o que os meus colegas disseram, o professor destacou-se nos seguintes pontos:
1. Objectivos e critérios de avaliação claros
2. Trabalhos contextualizados
3. Alto nível de competência científica
4. Trato afável
5. Feedback directo e imediato
5. Entusiasmo contagiante pela web 2.0
Com muito trabalho sim mas com muito entusiasmo senti-me a fazer um upgrade. Parabéns Professor e muito obrigada!
Assim, foi um enorme prazer ser aluna! :)
Espero poder, nos intervalos dos outros trabalhos, acompanhar os encontros da SL. Sou a Meuf Moody e acho que os encontros são uma oportunidade única de explorar com guias.
Comentar post