Se tiverem sugestões para o roteiro e/ou aspectos que devem ser focados nesta visita, a gerência agradece todos os contributos :)
Mais detalhes serão divulgados brevemente...
Olá!
É bom saber da abertura das "mais altas patentes" da Universidade ao ambiente do Second Life.
Esta sessão de abertura do ano lectivo, com transmissão em directo, é a meu ver, um bom presságio, no que diz respeito ao acesso a este ambiente virtual na UA. Assim o espero!
Considero uma boa iniciativa mostrar, tanto a alunos como professores, o que existe e o que se pode potenciar.
Para além de se mostrar os espaços já existentes (como é referido no UA online) penso que ainda se vai a tempo de criar uma sandbox pública para que todos possam explorar as potencialidades de criação, sem ter de sair do agradável espaço do Second.UA. A ilha teria mais vida :D
Acho que vale a pena arriscar e mostrar como pode ser simples ser artista no Second Life.
Quanto ao Showrrom...seria interessante vê-lo mais preenchido.
Obrigado Olga!
Estamos a tratar de algumas das questões levantadas no comentário, nomeadamente do acesso generalizado dentro da UA e da colocação de mais conteúdos no Showroom.
Quanto à Sandbox é que é um pouco mais difícil de resolver. A ideia é muito interessante mas temos que conseguir encontrar um equilibro de modo a garantir a adequação ao espaço dos conteúdos que são colocados num local aberto. A primeira experiência com esta abertura não foi nada agradável :(
Lembro-me dessa primeira experiência, e de facto não foi das melhores, em termos de conteúdos que surgiram.
Mas, ainda assim, considero que vale a pena arriscar.
Não sei, em termos de funcionamento, quais as especificações que podem ser atribuidas a essas zonas de construção, mas já frequentei algumas sandbox com limite de tempo (3/4 horas), algumas em que os objectos eram devolvidos passados alguns minutos.
Embora o civismo de alguns residentes do SL deixe muito a desejar, acho que vale mesmo a pena arriscar e dar uma oportunidade a outros que realmente estão interessados em desfrutar um pouco mais do Second.UA.
(pronto, já estou a ser chata!)
Desculpem-me, mas uma questão...
Cibercidadania exige aprendizagem, aprendizagem exige tolerância e reconhecimento de que os sujeitos da aprendizagem _ todos_ não são iguais, mas que a oportunidade para a ação do aprender pode ser dada a todos em igualdade.
Os limites, tecnicamente podem ser dados, como muito bem aponta Olga... Por que enquadrar no SL o currículo prescrito? ( Foi a pergnta que me fiz, Carlos, quando estive com vocês num encontro que me deu frustração enquanto ser real em um novo espaço que não dominava).
Veja, esta questão me oportunizou outras experiências em que o aprender a aprender a lidar de uma forma inovadora em um outro ambiente que não aqueles aos quais já me acostumei, levam-me hoje fazer a mesma questão que você me fez, não literalmente, mas nas entrelinhas, num dia deste mesmo ano. Não podemos usar um espaço novo , seguinto nossos conceitos de espaços tradicionais.
Para o novo se educa, não de maneira autoritária e condicional, mas de fora a que se veja e se faça o melhor uso possível, aqui pergnto a você qual éitica e qual valores levaremos par este "novo"espaço potencialemente educativo que temos no SL? Estara em nossas mãos enquanto educadores e pesqusadores? Temos direito de negar, ou podemos encontrar meios de educar, ou seja, indicar o diálogo possível para mediar a aprendizagem, à condução da identidade cultural daqueles que fazem uso? Festejamos nossos erros para torná-los possíveis acertos num planejamento?
Desculpem-me, desculpe-me Carlos, por favor não me veja como uma intrusa ou qualquer outra coisa, apenas sou uma pesquisadora do fazer curricular em ambientes digitais, e acredite sofro por estas respostas, assim como sofri quando você, talvez intencionalemnte ou não, fez-me pensar sobre o que pergunto agora.
Abraços com grande carinho a todos vocês que nos permitem vivenciar.
[...] Até falhei a abertura do ano lectivo da Universidade de Aveiro (com transmissão directa na Second UA - ver aqui informação no site da UA) e fiquei com pena. Simultaneamente uma distracção e uma consequência da correria deste ano. Procurarei estar mais atenta às iniciativas, pois este é um projecto de vanguarda que desejo acompanhar. Só posso crescer e enriquecer-me com o entusiasmo, a persistência e a visão de uma Universidade que produz equipas assim, que se abrem ao encontro de quem deseje. Saudades dos encontros semanais. Acompanharei todos os que conseguir! [...]
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