... foi pouco concorrido mas foi bastante interessante.
descreve muito bem o que de mais importante se passou durante este encontro.
Do encontro propriamente dito gostei especialmente da parte final onde todos concordámos que o Tony tem toda a razão quanto à sua previsão nr. 9 :)
Nós andamos a fazer algo muito semelhante no SL... desde o início de 2007!
Prof. Carlos...
"So what might learning look like in the future?
In order to meet the needs of the changing world noted above, future learning must take on more of the following qualities:
* Time flexible
* Geography independent
* Competitive cost / value
* Learner-centered
* Technology embracing
* Ethnically diverse"
Aqui: http://www.elearners.com/resources/elearning-faq7.asp
Tive, como disse, muita pena de não poder estar presente.
Quem sabe não se pode repetir um dia para uma nova conversa?
Até breve.
Mais uma pista...
http://www.youtube.com/watch?v=73CQIM7ogs8
Até breve.
Não me apercebi deste encontro (tenho de vos pedir, se não for abuso, que me enviem um "mailzito" para eu divulgar na teia e aparecer, quando me for possível). Agora, quando reparei na data, até pensei que tinha sido coincidente com uma sessão síncrona na Escola 2.0 (plataforma do mestrado do Prof. Fernando Albuquerque)... mas não, a sessão foi dia 7. E como estamos na interrupção lectiva na Faculdade, tb não tive de ir para Lisboa... Portanto, até teria sido possível estar presente. Só que o tempo anda tão exíguo... que me passeio menos pela net (tenho de controlar, ou não consigo dar conta do recado).
Enfim.. andamos todos na mesma, eu sei... Mas, quando der, dêem um toque a esta "avatara"... :) farei os possíveis...
Professor, seguindo a temática do second life, encontrei um link engraçado:
http://videos.sapo.pt/srL17CrbsEzl5uel68YZ
Não sei se conhece o Vai Tudo Abaixo, mas achei engraçado partilhar, a maneira como o second life se tem vindo a tornar popular :)
Obrigado Branquinho!
Já conhecia e tinha recentemente publicado um post com esse vídeo. Está muito bom :)
Olá, Amigos!
Solicito a divulgação da seguinte notícia, na esperança de que a mesma atraia a atenção de acadêmicos do Curso de Direito.
Abraços.
BLOGUINHO BOURGOIN
Advogado quer julgamento do assassino de Chico Benton
Crime contra o jornalista do Globo.Com aconteceu no início de novembro de 2007, em Second Life
Lawyer Lamont, jovem advogado de Second Life, quer levar Gaston Nouvelle, um dos donos da Ilha Brasil, às barras do tribunal. Seu crime: ter abatido a tiros, no dia 02 de novembro de 2007, o jornalista Chico Benton, repórter do G2, um dos canais de jornalismo do portal Globo.Com.
Os fatos aconteceram na ilha Lendas Urbanas, “habitada por vampiros, demônios, anjos e lobisomens com direito a floresta, castelo mal-assombrado e, claro, um tenebroso cemitério”, conforme relato da própria vítima, que explicou os motivos no último post daquele site (leia reprodução neste blog).
As explicações, no entanto, não convenceram Lawyer Lamont, que pretende oferecer denúncia ao Ministério Público e levar Gaston Nouvelle, um dos nomes mais conhecidos e importantes de Second Life no Brasil, a júri popular. “O assassinato é o crime por excelência e não pode ficar impune”, diz o advogado.
SIMULADO – Na verdade, toda essa polêmica em torno do desaparecimento de Chico Benton não passa de uma iniciativa que tem como objetivo principal mobilizar os meios acadêmicos de Second Life. A intenção, segundo o próprio Lamont, é fazer de Second Life um instrumento para a difusão da educação no país.
“Na Europa, algumas instituições, como a Universidade de Aveiro, em Portugal, já há algum tempo desenvolvem programas tendo como plataforma o Second Life, mas aqui as iniciativas têm sido incipientes”, sustenta Lamont. Assim, o julgamento de Gaston se constituirá em algo semelhante a um júri simulado.
Nesse sentido, juiz, promotor, advogados de acusação e defesa, delegado, policiais, peritos, testemunhas, réu e jurados deverão ser arregimentados entre residentes que na vida real sejam estudantes de Direito, especialmente dos últimos dois semestres.
Muito mais que uma punição, a iniciativa se propõe a homenagear a Ilha Brasil, pioneira do Second Life no Brasil e líder no ranking de visitação. O próprio Gaston, um de seus proprietários, foi chamado a colaborar, construindo um Tribunal do Júri em sua land.
O CASO – “A morte de Chico Benton” foi o último post do blog G2, publicado pela Globo.Com durante quase todo o ano de 2007. Nele, o autor-vítima relata que, após dois meses de ausência, voltou ao Second Life, onde depois de receber de Gaston um kit para poder entrar no jogo seu anfitrião o levou para um rápido passeio pelo lugar.
"O sim é projetado com 60 mil m2 de esgotos. Dá para se perder feio aqui", disse Gaston, enquanto guiava com uma lanterna pelos corredores subterrâneos de Lendas Urbanas. "À noite isso é tétrico." E continou: “"As mordidas dos vampiros aqui realmente ferem; as armas podem matar".
Depois de fazer um longo relato sobre sua experiência em Second Life, desde julho de 2005, Chico Benton concluiu que o sonho tinha que acabar. “De pé diante de meu velho amigo Gaston Nouvelle, peço a ele que acabe com isso de uma vez por todas”...
“A cerca de quatro metros de distância, ele empunha sua metralhadora automática e descarrega toda a munição. Vejo o medidor de energia baixar progressivamente à medida que as balas perfuram o meu avatar. 100... 75... 25... 10... Nos vemos do outro lado.”
SERVIÇO - Interessados em participar do júri devem encaminhar e-mail para bloguinho.bourgoin@hotmail.com
* Leia a matéria completa sobre A Morte de Chico Benton.
Postado por Administrador às 16:23
ACESSE WWW.SECONDLIFE.BLOG.BR
Olá!
Deixo mais uma "previsão"... Ou melhor... 6!
1. E-learning will become more than "e-training."
2. E-learning will move to the workplace.
3. Blended learning will be redefined.
4. E-learning will be less course-centric and more knowledge-centric.
5. E-learning will adapt differently to different levels of mastery.
6. Technology will become a secondary issue.
Aqui: http://marcrosenberg.com/images/What_Lies_Beyond_E-Learning_ASTD.pdf
Até.
Comentar post