Quinta-feira, 5 de Junho de 2008
Logo que tenha um pouco mais de tempo fica prometida uma explicação mais detalhada da lógica do título "chmod 777 Educação" e da sua aplicação no contexto do MMEd. Nesta apresentação procurei essencialmente reflectir sobre o modo como, por vezes, são utilizadas as ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo (ver slides que falam de "chmod 774 Educação" e "chmod 770 Educação").
A forma como as ferramentas da Web 2.0 foram introduzidas no MMEd foi pensada no sentido de garantir uma vivência "real", procurando não limitar todo o potencial de um conceito da Web 2.0 que, para mim, representa a diferença mais importante relativamente aos LMS, a
abertura!
Será que estamos preparados para abrir a porta da sala de aula e deixar os outros participar nas nossas actividades pedagócias?
[...] chmod 777 Educação (slides) at na Praia - [...]
Muito bom, meu caro!
Abraço,
AM
Respondendo à tua pergunta, diria: convém, absolutamente! Haverá algo mais enriquecedor que a partilha e a colaboração entre as pessoas, na construção do conhecimento?
A Web 2.0 veio abrir novos caminhos para a Educação. Cabe aos professores usar a criatividade e a imaginação para aproveitar essas ferramentas como plataforma de aprendizagem, com os alunos.
Parabéns pela apresentação, caro Carlos Santos!
Muito obrigada pela apresentação virtual!
Do que vi — e do que fui capaz de entender — apreciei os exemplos (discurso de especialistas, de professores e de (ex-)alunos) que utilizou, demonstrando, deste modo, a tal diluição de papéis no que diz respeito à pluralidade do saber.
Nas conclusões, ainda que compreenda a pertinência da divisão lógica —‹‹competências tecnológicas››/ ‹‹mudança cultural e comportamental›› —, creio que um slide anterior (24) aponta para o que me parece orientar tudo ‹‹procurando um cenário onde a motivação pessoal e profissional seja elevada.››. Em todo o caso, eu ainda ando às voltas com a Web.2 e já aí está a Web.3 e o MUVE. Tenho de me envolver de forma mais activa, não é?
Como não sou “geek” (desconheço o significado, mas agrada-me a sonoridade) e, não obstante a explicação do RicardoC presente num comentário ao post anterior, ficarei à espera do esclarecimento detalhado do título.
Mais uma vez, obrigada.
Ora viva professor! Encontrei uma notícia muito interessante sobre um novo serviço do Google a ser lançado hoje chamado Lively, que aparentemente irá fazer concorrência ao Second Life!
http://www.rlslog.net/google-launches-lively-virtual-world-sim/#comments
http://www.lively.com
Dê uma vista de olhos ;) parece-me bastante interessante!
Comentar post